Como segmentar o público alvo e fechar mais matrículas

Postado em fevereiro 2, 2018 por:

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Segmentar o seu público vai trazer mais matrículas para a sua organização educacional.

É muito comum você ver instituições de ensino fazendo anúncios generalizados de seus serviços e sim, eles funcionam, mas quando os usuários estão pesquisando de forma específica você perde o potencial da campanha ao entregar um conteúdo generalizado.

Sua campanha terá muito mais força se direcionar o usuário para um conteúdo específico, com a solução específica e que resolve o problema específico dele.

Mas a realidade é que essas instituições provavelmente não tem conhecimento do potencial da segmentação e muito menos sabem como segmentar o público alvo e fechar mais matrículas.

Por conta disso, elas acabam perdendo oportunidades por não segmentar suas campanhas, que no final das contas, pode fazer toda a diferença no resultado final.

Para você entender um pouco melhor, vamos imaginar um cenário da seguinte forma:

Você está fazendo uma busca por “Escola de Ensino Médio” no Google. Os primeiros resultados são anúncios de ensino regular com as seguintes descrições:

– Ensino Médio 2018 – [Nome da Escola]
Conheça nosso Ensino Médio.
– Ensino Regular 2018 – [Nome da Escola]
Conheça nosso Ensino Regular.
– [Nome da escola]
Conheça nossa Escola.

Qual anúncio você tenderia a clicar?

Vamos supor que você abra os 3 primeiros resultados da busca em uma nova aba. Ao visitar as páginas você se depara com o seguinte:

– Página com informações específicas e detalhadas sobre o Ensino Médio.
– Página com informações do Fundamental I, II e Ensino Médio.
– Página inicial do site com informações gerais sobre a escola, ensino regular, pré-vestibular, supletivo, etc.

Qual página você terá uma melhor experiência na busca específica por um serviço específico?

Se eu estou te induzindo a crer que anúncio e a página contendo informações específicas e detalhadas sobre o Ensino Médio seria a melhor opção para otimizar a experiência do usuário neste caso apresentado, quero dizer que as outras páginas generalizadas não serão necessárias?

Não! Definitivamente não!

O que você tem que fazer é simplesmente adequar o conteúdo dos anúncios e das páginas de destino de acordo com o interesse do seu público e com o nível de especificidade que ele está buscando, e assim ganhar eficiência nas suas campanhas e aumentar o seu retorno sobre investimento em marketing.

Eu vou te mostrar agora como segmentar o público da sua instituição educacional e como adequar os seus anúncios e páginas de destino para gerar o máximo de torno nas suas campanhas.

Como segmentar o público alvo e fechar mais matrículas

 

A segmentação pode variar de uma instituição para outra dependendo da quantidade de serviços oferecidos, variedade de cursos, porte e capacidade de administração do marketing.

Vamos ir mais a fundo em cada um desses casos com exemplos práticos para que você possa ter clareza de qual a melhor segmentação para a sua realidade hoje.

O primeiro ponto a levantar é que uma segmentação nunca é constante. Você pode variar sua segmentação com o tempo e suas campanhas horas podem ser mais específicas e horas mais abrangentes, tudo depende da estratégia que será utilizada.

Vamos começar com um exemplo básico de uma escola de ensino regular. A segmentação básica pode ser feita em 4 níveis:

Ensino Regular Geral

– Ensino Fundamental I
– Ensino Fundamental II
– Ensino Médio

Neste caso você terá que criar 4 anúncios e 4 páginas de destino específicas para cada um desses assuntos para então poder direcionar o usuário de acordo com o seu interesse.

Se ele não especificar um segmento que seja Fundamental I, II ou Ensino Médio, deve ser direcionado para a página de Ensino Regular Geral para ter informações mais generalizadas.

Uma segmentação mais complexa poderia considerar cada ano de forma específica:

Ensino Regular Geral

– Ensino Fundamental I

– 1ª Série do Ensino Fundamental
– 2ª Série do Ensino Fundamental
– 3ª Série do Ensino Fundamental
– 4ª Série do Ensino Fundamental
– 5ª Série do Ensino Fundamental

– Ensino Fundamental II

– 6ª Série do Ensino Fundamental
– 7ª Série do Ensino Fundamental
– 8ª Série do Ensino Fundamental
– 9ª Série do Ensino Fundamental

– Ensino Médio

– 1º Ano do Ensino Médio
– 2º Ano do Ensino Médio
– 3º Ano do Ensino Médio

Neste caso você terá que criar 16 anúncios e 16 páginas de destino específicas sobre cada um desses assuntos.

Se a escola tiver mais de uma unidade, as segmentações podem ser combinadas. Neste caso a segmentação simples ou mais complexa apresentada acima estará abaixo da segmentação da unidade.

Por exemplo:

Unidade Centro

Ensino Regular Geral

– Ensino Fundamental I

– 4ª Série do Ensino Fundamental

Ou

Unidade Rio de Janeiro

Ensino Regular Geral

– Ensino Médio

– 1º Ano do Ensino Médio

Se você tiver 5 unidades, por exemplo, e todas elas ofertarem os mesmos segmentos de serviços, então você terá que criar 80 anúncios e 80 páginas de destino específicas sobre cada um desses assuntos.

Mas calma, não precisa se assustar. Você não precisa criar 80 anúncios e 80 páginas de destino agora.

A sua capacidade de administrar a segmentação que vai te dizer qual a melhor decisão a ser tomada no momento de acordo com a sua realidade.

Quanto mais segmentado e específico maior será o trabalho de marketing, por outro lado o resultado das campanhas também serão muito melhores.

Comece devagar, mas comece de alguma forma…

Faça a segmentação por categoria de ensino de forma mais básica como no primeiro exemplo e conforme o tempo vá evoluindo para anúncios e páginas mais específicas.

Escolas que oferecem outras categorias de cursos como pré-vestibular, supletivos, técnicos, preparatórios e etc, também podem seguir a mesma linha de raciocínio.

Vamos ver o caso de uma instituição de cursos preparatórios para:

Concursos Militares
Ensino Médio Técnico/Militar
Concursos da Área Jurídica
Etc

Da mesma forma você vai avaliar as categorias e as possibilidades de agrupamento e também aprofundamento. Por exemplo:

Concursos Militares

– Academia da Polícia Militar do Barro Branco
– Escola Preparatória de Cadetes do Ar
– Academia da Força Aérea Brasileira
Etc…

Concursos de Ensino Médio

– Fundação de Apoio à Escola Técnica
– Escola Preparatória de Cadetes do Ar
– Etc…

Etc…

Repare que eu repeti a “Escola Preparatória de Cadetes do Ar” em duas categorias diferentes. Eu fiz isso propositalmente para demonstrar que um serviço pode estar dentro de mais de uma categoria caso seja adequado. No caso este concurso é tanto militar quanto de ensino médio.

Com base nos exemplo e na sua realidade siga esses passos para segmentar as suas campanhas e entregar a solução específica para o problema específico do seu público, você com certeza vai ter resultados diferenciados nas suas campanhas e vai conseguir fechar mais matrículas na sua instituição educacional.

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como segmentar o público alvo e fechar mais matrículas!

Deixe o seu comentário, compartilhe suas dúvidas e nos diga o que achou do nosso conteúdo, teremos prazer em te responder.

E se você está realmente comprometido em aumentar a quantidade de matrículas na sua organização educacional e quer ir ainda mais além… eu tenho uma oportunidade para você.

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Obrigado

Glenio Machado

CEO & Founder

DigitalSharp

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