Como posicionar sua instituição de ensino na internet e multiplicar seus lucros

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Mesmo o mercado educacional sendo muito tradicional e sólido, ele não escapa do maior canal de comunicação já criado pela humanidade: a internet.

Nosso intuito com esse artigo é justamente mostrar para você, passo a passo, como usar da melhor forma possível esse mecanismo que pode multiplicar o faturamento e o número de matrículas.

Uma oportunidade nunca antes vista

Bem, nós vamos começar esse artigo de uma forma diferente. Não vamos falar dos benefícios nem das vantagens de usar a internet no seu negócio. Não. Nós queremos refletir junto com você:

Há alguns anos (ou mesmo décadas) atrás, quais eram os principais meios de comunicação e de publicidade? Jornais, outdoors, rádio, televisão… E esses meios continuam tendo a sua eficiência, correto? Mas nada se compara ao poder da internet. Pense comigo: como você pede comida em casa? Onde vê notícias? Como se comunica com os amigos? E os colegas de trabalho? Onde assiste as programações que gosta, mas que não passam na tv? Pois é…

É tudo através da internet. Agora, faz sentido fincar a bandeira da sua instituição nesse universo digital? Claro que faz! Todo mundo está conectado à internet praticamente o dia inteiro, inclusive eu e você. É por isso que, hoje em dia, desenvolver um posicionamento forte e ativo no mundo digital é o meio mais eficiente e, ao mesmo tempo, barato para qualquer empreendimento – e estar fora dele é, praticamente, deixar de existir.

Agora que você compreende a importância da presença online para a sua escola,vamos te mostrar, na prática, o que você deve fazer para enfim construir essa presença digital na sua instituição.

1 -Facebook

Imagine que a internet é uma imensa cidade, cheia de anúncios e que sempre tem gente passando. Faz muito mais sentido anunciar nas avenidas principais que em zonas de pouca movimentação, certo?

É por isso que a sua instituição de ensino precisa estar no Facebook, que hoje é uma das principais redes sociais do mundo. Mas como fazer isso da forma certa? Vamos lá:

Divulgue as informações básicas da sua escola: séries, missão, valores, atividades… As pessoas precisam saber o que você faz com clareza, para terem a confiança necessária para matricular seus filhos.

  • Álbuns de fotos de atividades e eventos, tanto para os próprios pais quanto para os seus possíveis clientes verem as suas atividades internas e gerar interação e interesse.
  • Mostre seus diferenciais: aulas de alguma arte marcial, música ou algo que diferencie sua instituição das demais. Saiba usar isso a seu favor.
  • E claro, divulgue os períodos de abertura e fechamento de matrículas.

*Uma observação muito importante, e que vale para você entender a estratégia geral por trás de tudo isso: você deve falar da venda em si (no caso, das matrículas) em um pequeno espaço de tempo. Nos demais períodos do ano, você agrega valor à sua instituição. Como dissemos: mostrar atividades, os alunos, professores e tudo o que vocês oferecem de bom. Preste bem atenção: um bom marketing é aquele que faz a pessoa desejar o seu serviço sem que você precise ficar vendendo o tempo todo.

2 – Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram é uma rede social muito usada atualmente, e talvez a mais usada. Permite uma abordagem mais pessoal, mas sem perder a postura própria de instituição de ensino. Dica: saiba usar cada funcionalidade da plataforma a seu favor. Vamos a algumas delas:

  • Stories: mostre um pouco da rotina todos os dias. Da rotina dos coordenadores/professores até a passeios, excursões, etc. Os stories são a vida de um perfil, então mostre a da sua instituição através deles.
  • Feed: nas publicações você pode explorar bastante os carrosséis (sequências de imagens) para mostrar diversas atividades, programações, eventos, além de divulgar a abertura de matrículas, por exemplo. Mas, principalmente, divulgar fotos dos alunos durante os eventos da escola. Os pais adoram procurar a foto do filho nas publicações da escola e isso aumenta bastante o engajamento. 
  • Destaques: boas sequências de stories devem ser incluídas nos destaques. Faça isso com pontos cruciais, por exemplo: atividades extras, eventos relevantes realizados, premiações, etc.
  • Por fim, faça o mesmo que em todos os outros canais de comunicação: informações básicas, contatos, endereço e afins.

3 – Site

Ninguém entra em um site de uma empresa para se divertir. Ao buscar um site as pessoas querem agilidade e facilidade para encontrar o que querem. Por isso:

  • Tenha um site simples, claro e objetivo. Bem configurado, com informações básicas acessíveis e de fácil entendimento.
  • Tenha bons conteúdos a respeito da escola, material institucional, além do básico de sempre: endereço, contatos, “quem somos” e demais informações.

4 – Anúncios

Na verdade, esse é um tópico que também inclui os demais. No Facebook e no Instagram você também pode (e deve) anunciar seus serviços, mas aqui falamos mais especificamente do Google Ads, que são os anúncios feitos no Google. A grande vantagem de anunciar no Google é mostrar o seu serviço para quem já está procurando por ele. Então você aparecerá, por exemplo, para pessoas que já estão pesquisando por “escolas na minha região”, “escola com aula de judô”, ou algo do tipo. É bem mais eficaz e direcionado. 

Para isso, crie o perfil da sua instituição no Google Meu Negócio e configure-o (é gratuito e a plataforma é simples, tudo é bem intuitivo). Crie também pequenas campanhas no Google Ads para fazer esses anúncios e aparecer exatamente para o público que você quer.

Não se preocupe, utilizar o Google Meu Negócio e aprender a configurar anúncios no Google Ads não são coisas de outro mundo, você aprende facilmente pela internet. Mas você pode optar, também, por contratar algum gestor de tráfego freelancer que faça essa parte de anúncios para você; geralmente não sai caro e compensa o tempo que você economiza.

5 – Atendimento Online

Por fim, para todo o resto funcionar é fundamental que você tenha um bom atendimento online. Em qualquer um dos canais de comunicação, interaja com as pessoas. Responda comentários, mensagens privadas enviadas a você, faça enquetes, enfim, mostre que você não quer só vender, mas também ajudar. Mostre que se importa com aqueles pais e alunos.

Muitas empresas erram justamente aqui: criam toda a estrutura online da empresa, mas esquecem que lidam com pessoas, não com robôs. Tenha um atendimento pessoal, humanizado, eficiente, e você terá um diferencial sobre os outros concorrentes.

Algumas dicas pontuais

Além dos meios fundamentais para sua instituição crescer no digital, deixamos aqui algumas dicas básicas, mas que você precisa levar em conta para ter uma presença digital eficaz:

  • Sempre poste conteúdos estratégicos. O que isso significa? Toda publicação deve visar uma ação por parte do público. Exemplo: faça um post com duas atividades diferentes que sua escola possui e peça para as pessoas dizerem nos comentários qual das duas atividades elas acham mais importante. Gere sempre interação, peça sempre uma ação depois de dar conteúdo.
  • Faça uma mescla entre conteúdo institucional e comercial, nunca faça só uma coisa ou outra.
  • Crie e configure adequadamente as páginas das suas redes sociais. Exemplo: Instagram com perfil profissional, para ter acesso às suas métricas e anunciar no perfil.
  • Mapeamento: pesquise sobre seu público alvo, quais canais de comunicação eles mais usam, colete toda e qualquer informação que facilite a venda das suas matrículas.
  • Design agradável: a identidade visual do seu perfil não é um detalhe. Nós somos muito atraídos pelo olhar. E, da mesma forma que um perfil ou site bonito chama a nossa atenção, um perfil feio ou mal feito afasta as pessoas. Muito cuidado com isso.
  • Crie e gerencie os anúncios online: anunciar na internet não é coisa de outro mundo mas exige conhecimento, análise e atenção, caso contrário você gastará seu dinheiro em vão.

Como fazer tudo isso na prática?

A resposta é simples: delegando. Se você é um gestor, com certeza já possui milhares de coisas para administrar na sua escola. Tentar fazer tudo sozinho só dará a impressão de haver muito esforço para pouco resultado, quando na verdade o problema é a falta de eficiência, por fazer tudo sozinho.

Você também pode contratar freelancers (profissionais contratados para suprir demandas pontuais na empresa, como redatores, designers, etc.). Porém, como ter uma presença forte e que faça a diferença na internet requer a presença de vários profissionais de diferentes áreas, isso pode sair um pouco caro para você.

A terceira via (e a mais recomendável para quem tem uma escola) é delegar toda essa operação para uma agência especializada em marketing educacional. Sai mais barato, a agência cuida da operação completa do início ao fim, além da tranquilidade que te dá por saber que todo esse processo está sendo cuidado por pessoas especialistas no assunto – e que vão te ajudar a escalar e muito os seus ganhos, impactando milhares de pessoas com a presença online da sua instituição.

Decole com a gente e turbine seu faturamento

Desde 2016, a DigitalSharp vem se especializando em ajudar diversas escolas e demais instituições de ensino a fazerem exatamente isso: alavancar seu faturamento através de uma presença digital constante e de impacto, usando todas as ferramentas necessárias para promover o fundamental serviço educacional prestado por cada uma delas.

Não permita que a concorrência e o mercado te deixem para trás: conte com a ajuda DigitalSharp para turbinar a sua escola com um marketing digital inteligente e que dá resultado.

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