Eu realmente preciso de Marketing Digital?

Postado em agosto 15, 2017 por:

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Atualmente ainda existem empresas que se dão ao luxo de não estar presente na internet. A importância é tão óbvia, mas alguns empresários  ainda não conseguiram enxergar que o crescimento da internet é um caminho sem volta. Tudo conspira a favor dela.  A internet se tornou o terceiro maior veículo de comunicação no Brasil atrás apenas do rádio e da TV e não creio que esse terceiro lugar irá durar muito tempo.

 

Os Consumidores acompanham constantemente suas marcas preferidas na web. De acordo com os resultados de  um levantamento, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em sites, e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. (IBOPE, 2013).

 

Isso nos faz entender que se uma empresa existe, ela também precisa estar no ambiente digital para que seus consumidores a encontrem até mesmo na palma de suas mãos através dos smartphones. Acredito que com apenas esta pequena introdução você já seja capaz de compreender que sua empresa realmente precisa ter uma presença online e fazer campanhas de marketing digital!

 

O que é marketing digital?

Podem existir várias definições sobre marketing digital, mas resumindo, o marketing digital é toda ação de marketing executada na internet com objetivos tradicionais de marketing que é: atrair novos clientes, criar relacionamentos mais profundos com estes clientes e desenvolver a identidade da marca da sua empresa.

 

Existem várias ações estratégicas de marketing digital que a sua empresa pode utilizar como: Links patrocinados, SEO (otimização para os motores de busca), marketing de conteúdo, conteúdo para mídias sociais, vídeo marketing, email marketing, remarketing, estratégias de funis de vendas e muito mais…

 

Faça uma pequena pesquisa na web e você verá que existem negócios milionários que existem apenas online e não possui os riscos que um negócio físico proporciona. Como dito no parágrafo anterior, existem várias estratégias de marketing digital, e uma que consideramos a mais importante é a de análise de métricas através de monitoramento de tráfego, como o Google Analytics, por exemplo, e outras ferramentas.

 

Marketing tradicional X Marketing digital

O monitoramento de métricas com certeza é uma das imensas vantagens de utilizar o marketing digital, pois em comparação ao marketing tradicional conseguimos tomar decisões mais rapidamente em cima de ações que geram resultados e aquelas que não geram. Tudo isso em conjunto com a tecnologia torna possível diminuir os custos, minimizar as perdas e até mesmo aumentar resultados a partir da otimização das ações de marketing que estão dando certo.

 

No marketing tradicional que se utiliza estratégias de campanhas como publicidade em revistas, jornais, TV e outdoors, por mais que também gerem resultados, é muito difícil de mensurar e os orçamentos das empresas provavelmente maiores do que nos investimentos no ambiente digital, portanto, o ROI (retorno sobre o investimento) será sempre maior se as ações de marketing tomada estejam voltadas para o mundo digital.

 

Dar um jeitinho brasileiro ou contratar uma agência digital?

Há casos de pequenos empreendedores que chamam os filhos ou um sobrinho pra tomar conta das Mídias Sociais da empresa ou optam por fazer marketing digital por conta própria. Pode até parecer simples na teoria, e pode até funcionar no começa, mas na pratica não é bem assim. Não basta assistir tutoriais no Youtube e sair fazendo. Deve ser feita uma pesquisa de mercado e todo um planejamento estratégico antes de se iniciar qualquer atividade. O gerenciamento do marketing digital e o manuseio das plataformas de controle é apenas uma parte de um todo, a presença de um profissional especializado é essencial para garantir a qualidade das suas campanhas de marketing digital.

 

Portanto se você ainda é pequeno e não tem muito potencial de investimento, tudo bem ir fazendo por conta própria por enquanto, mas não deixe que isso se torne algo eterno. Você tem a sua própria arte, seu próprio talento, existem funções relacionadas ao seu trabalho nas quais você é o(a) “cara” e o único que pode fazer com maestria, então não perca tanto tempo quebrando a cabeça com estratégias de marketing digital se você não é um profissional da área. Assim que possível, procure um profissional especializado para te ajudar. Comece pequeno mas pense grande 😉

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