Facebook Ads | Como usar para aumentar suas vendas

Postado em abril 9, 2018 por: Glenio Machado

Post: Facebook Ads | Como usar para aumentar suas vendas

Facebook Ads – Como usar para aumentar a visibilidade do seu negócio e gerar mais vendas

Descubra como o Facebook Ads funciona e pode ajudar a aumentar o alcance, visibilidade e faturamento da sua marca e/ou negócio.
O Facebook Ads é uma ferramenta perfeita para promover o seu negócio de forma simples e rápida, atingindo pessoas que tem o perfil do consumidor dos seus produtos ou serviços.

Recentemente (estou escrevendo este post em Fevereiro de 2018) o Facebook atualizou seu algoritmo e agora vai passar a exibir mais postagens de seus amigos e familiares e menos postagens de marcas e empresas. Podemos conferir o que o próprio Mark Zuckerberg postou em seu perfil:

“Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximarmos das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento de nossos relacionamentos melhora nosso bem-estar e felicidade”

A ideia é melhorar a experiência dos usuários e dificultar a propagação de notícias falsas, fator este que, por sinal, tem prejudicado muito a reputação da plataforma e essa foi uma das razões para tal mudança.
O fato é que, com isso tudo, vai ser cada vez mais difícil crescer o número de seguidores e interações na página da sua empresa apenas fazendo posts regulares.
Se você ainda não tem uma página do seu negócio no Facebook saiba que já passou da hora de você ter uma. Assim como você e todas as pessoas que você conhece usam o Facebook, os seus concorrentes também já estão lá, e se relacionando com o seu público alvo, cativando-os e adquirindo clientes que poderiam ser seus.

Agora presumindo que você já tem uma página, ou acabou de criar uma após ler o primeiro parágrafo, vou assumir também que já você tem ou está criando uma linha editorial de conteúdos para postagens regulares.

Em geral ao fazer os posts na sua página eles aparecem para menos de 2% dos seus seguidores. Apenas os posts extremamente bons que engajem com o público e recebam muitos comentários relevantes poderão ser propagados mais do que isso, mas isso também não é algo que podemos garantir…
O que nos resta a fazer é utilizar o Facebook Ads para promover os posts e conseguir aparecer para mais pessoas. A ferramenta de anúncios do Facebook é consideravelmente barata e em alguns casos você pode alcançar muitas pessoas investindo valores super baixos, como R$ 10 ou R$ 100, por exemplo.

O primeiro passo para utilizar o Facebook Ads é configurar a sua conta de anúncios, caso você ainda não tenha configurado. Uma vez configurada a sua conta de anúncios você já pode começar a promover os seus posts e ganhar os seus “likes”, comentários, compartilhamentos, conquistar novos seguidores ou promover tráfego para seu site.

Você provavelmente já deve ter visto o botão “Impulsionar” abaixo das postagens da sua página. Este botão é um atalho rápido para você criar um anúncio no Facebook Ads. Não há nada de errado em utilizar este botão, mas eu particularmente prefiro fazer toda a configuração diretamente pelo gerenciador de anúncios.
Abaixo estão todas as etapas que você irá passar para configurar as suas campanhas:

  • Campanha
    • Objetivo
  • Conjunto de anúncios
    • Tráfego
    • Oferta
    • Público
    • Posicionamentos
    • Orçamento e Programação
  • Anúncios
    • Identidade
    • Formato
    • Links
    • Rastreamento

Agora vamos entender como funciona cada uma delas:

Objetivo

A primeira etapa é configurar o Objetivo da sua campanha que irá definir como o Facebook irá propagar o seu anúncio.

Os objetivos estão divididos em 3 categorias: Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Os objetivos de reconhecimento vão promover a sua marca para o máximo de pessoas possível ou para pessoas com a maior probabilidade de se interessarem por ela.
Já os objetivos de consideração vão buscar o engajamento do seu público com os anúncios, seja curtindo, comentando, assistindo um vídeo, fazendo um cadastro, baixando um aplicativo ou enviando uma mensagem, conforme o objetivo específico escolhido.
As conversões por sua vez, como o nome diz por si só, promovem a conversão que pode ser em compras, cadastros, visita de catálogos ou visitas físicas a estabelecimentos.
O Facebook vai mostrar seu anúncio para as pessoas que estão mais propícias a tomar a ação desejada, setada como objetivo da campanha.
Ou seja, se o objetivo for “geração de cadastros” o Facebook vai dar preferência de mostrar seu anúncios para pessoas que costumam fazer cadastros após visualizar anúncios. O mesmo vai funcionar para qualquer outro objetivo selecionado.

Tráfego / Oferta / Público

Tráfego: Esta opção estará disponível apenas para objetivos relacionados a cliques no link. Nesta configuração você deve selecionar para onde será promovido o tráfego, se no site da empresa, para algum aplicativo ou para o messenger do Facebook.

Oferta: A etapa de configuração de oferta é opcional, mas pode te ajudar a aumentar as vendas, pois uma vez configurada, os usuários podem receber lembretes e serem impulsionados a converter na ação desejada.

Público: Uma das configurações mais importantes do seu anúncio sem dúvida é do seu público alvo. Nesta etapa você vai escolher para quem o anúncio deve aparecer.

Você pode criar até 3 tipos de públicos:
Público Personalizado – pessoas que já interagiram com a sua empresa e você pode selecionar o tipo de interação como, curtidores da página, pessoas que curtiram ou comentaram as publicações ou ainda visitantes do seu site.
Público –  selecionando as informações como localidade, idade, gênero, idioma, cargo, assuntos de interesse, estado civil entre outros.
Público Semelhante – pessoas que têm características semelhantes a um ou mais dos seus públicos. Por exemplo, pessoas semelhantes aos curtidores da sua página.

Ao final você também pode incluir pessoas com algum tipo de conexão. Como seguidores de uma página ou participantes do seu evento, por exemplo.

Posicionamentos

O posicionamento vai definir onde os seus anúncios irão aparecer dentro da plataforma do Facebook e Instagram e em qual tipo de dispositivo.

Você pode selecionar se quer que seu anúncio apareça apenas em computadores ou apenas aparelhos mobile ou ainda em ambos.

Ao selecionar posicionamentos automáticos você irá permitir que o Facebook escolha quais os locais com melhor desempenho para propagar o anúncio.

Mas se preferir, você pode fazer essa configuração manualmente que resumidamente são:

  • Facebook
    • Feeds – feed de postagens
    • Instant Articles
    • Coluna da direita – coluna da direita do Facebook em um computador regular
    • Vídeos sugeridos
  • Instagram
    • Feed – feed de postagens
    • Histórias – stories do Instagram
  • Audience network
    • Nativo, banner, insterticial
    • Vídeos in-stream
    • Vídeos com incentivos
  • Messenger
    • Página inicial
    • Mensagens patrocinadas

Orçamento e programação

Como o nome já diz, esta é a etapa onde você vai configurar qual o orçamento disponível e qual o período em que a campanha ficará no ar.
O orçamento escolhido pode ser por dia ou vitalício. O Facebook irá fazer os gastos na campanha conforme esta configuração.

Se você selecionou R$ 100 por dia o Facebook irá tentar gastar R$ 100 por dia para atingir o seu objetivo configurado lá no início, agora se você selecionou R$ 100 vitalício o Facebook irá dividir o valor e definir uma média de gasto por dia durante todo o período da campanha. Uma campanha de 10 dias com o valor vitalício de R$ 100, por exemplo, irá gastar uma média de R$ 10 por dia.

A configuração do período da campanha obrigatoriamente deverá ter uma data e hora de início. A data do término só será obrigatória quando o orçamento for vitalício.
Caso opte pela opção de orçamento por dia, você poderá deixar o anúncio sem uma data para finalização automática.

Identidade

Na etapa de configuração da identidade o primeiro passo é selecionar a página do Facebook e a conta do Instagram que deseja utilizar. Selecionar a página é um passo obrigatório enquanto a conta do Instagram é opcional e caso você não selecione nenhuma conta do Instagram a propagação da campanha no Instagram será feita utilizando o nome da sua página do Facebook selecionada.

Formato

Após o primeiro passo você vai criar uma nova postagem para seu anúncio ou utilizar uma publicação já existente na sua página.
Note que ao criar uma nova publicação para o seu anúncio ela não necessariamente será publicada na sua página, a não ser que você faça isso manualmente através da ferramenta de gerenciamento de publicações da página.

Criar uma nova postagem para o seu anúncio não tem nenhum grande mistério. Basta selecionar o arquivo de mídia, podendo ser uma imagem, um vídeo, um carrossel de imagens, uma apresentação multimídia ou ainda uma coleção e fazer as configurações de texto.

Links

Se você for utilizar um link na sua postagem você terá que configurar também um título e uma descrição para o seu link. Poderá ainda selecionar se quer mostrar um botão e que tipo de botão deseja usar.
A configuração final de rastreamento e só se faz necessário quando existe o uso de links, ela permite selecionar um pixel do Facebook instalado, um evento de aplicativo ou ainda eventos offline.

Para finalizar basta enviar o seu pedido, aguardar a análise do Facebook e após aprovado apenas acompanhar os resultados e fazer as otimizações e alterações se achar necessário.

As etapas de configuração de campanhas no Facebook Ads podem parecer complicadas, mas na verdade é só impressão. Elas são bem simples e logo você será capaz de percorrer todas as etapas em menos de 5 minutos sem maiores preocupações. Assim poderá destinar a maior parte do seu tempo na criação dos conteúdos de textos, imagens ou vídeos.

Então se você realmente quer se destacar na multidão das mídias sociais, ser visto e se tornar relevante para seu público. Você definitivamente vai precisar do Facebook Ads.

Bom, ficamos por aqui. Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo, teremos prazer em ajudar.

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