Google Adwords | Como usar para gerar vendas

Postado em abril 20, 2018 por: Glenio Machado

Post: Google Adwords | Como usar para gerar vendas

Google Adwords: Como usar para receber mais visitas e aumentar suas vendas.

Aprenda de forma simples e rápida como utilizar o Google Adwords para aparecer na primeira posição no ranking de pesquisas. Quando alguém pesquisar pelo produto ou serviço que você oferece. Esteja lá!
Muitas empresas investem em um site todo lindo, encantador, mostrando sua marca, seus diferenciais e apresentando seus produtos ou serviços, mas nada acontece, pois o site praticamente não tem visitas e quase ninguém vê o seu conteúdo.

O que a maioria das pessoas não entendem é que apenas ter um site bonito e legal não é suficiente. Após o site ficar pronto é necessário dar continuidade ao trabalho e promover o tráfego pois não basta estar presente na internet para ser encontrado.

Primeiro vamos entender como funciona o Google, e tenha em mente que as demais plataformas de buscas disponíveis na internet também seguem um mesmo padrão.

O Algorítimo do Google

O Google tem como objetivo proporcionar a melhor experiência possível para os usuários que estão fazendo as pesquisas na sua plataforma entregando para eles as melhores respostas para suas perguntas.

Os termos das buscas feitas na plataforma são o que chamamos de “palavras-chave”, que podem ser uma única palavra ou ainda uma frase completa.

Através dessas palavras-chave usadas na busca o Google identifica os sites que considera ter os conteúdos mais relevantes relacionados a sua pesquisa e então apresenta os melhores resultados nas primeiras posições.

Mas como ele faz isso?
Bom, resumidamente ele usa um algoritmo para identificar quais sites têm os melhores conteúdos relacionados às pesquisas em questão levando em consideração uma série de critérios e então gera um ranking onde as melhores respostas ganham as primeiras posições da primeira página de busca.

Os critérios para esse ranqueamento são muitos e isso seria um assunto para um artigo sobre SEO (Search Engine Optimization), que trata da otimização para os mecanismos de busca.

O fato é que otimizar o seu site para os mecanismos de busca é bem trabalhoso, requer um investimento razoável em otimização e produção de conteúdos e dependendo do mercado de atuação e do número de concorrentes disputando as colocações no ranking, os resultados podem vir em curto, médio ou longo prazo.

Mas se você não dispõe de tempo e dinheiro para investir em SEO agora, a melhor solução é utilizar o Google Adwords, a ferramenta de anúncios do Google.

O que é Google Adwords

Google Adwords é a plataforma de anúncios que o Google disponibiliza para as empresas ganharem as primeiras posições no ranking de pesquisa de forma rápida e fácil sem precisar fazer SEO.
A plataforma também oferece a opção de fazer anúncios na rede de display, que são anúncios de imagens que aparecem em sites parceiros do Google, no Youtube e no Gmail.

Existem ainda outros formatos de anúncios, então podemos dividir os anúncios do Google Adwords em basicamente 5 categorias:

tipos de anúncios no google

Rede de Pesquisa
Rede de Display
Google Shopping
Youtube Ads
Aplicação Universal

Explicaremos mais a frente como funciona cada tipo de anúncio…
É claro que como qualquer outra plataforma de anúncios, o Google Adwords é pago. Mas não se preocupe pois você pode investir quanto quiser, não existe um valor mínimo estipulado, salvo que se você optar for efetuar o pagamento via boleto, o valor mínimo é de R$ 40,00, mas se usar cartão de crédito, será cobrado apenas o valor gasto.

Como funciona o Google Adwords

Funciona como um leilão onde cada anunciante dá seus lances por cliques nos seus anúncios e como em todos os leilões, quem dá o maior lance leva o produto, e neste caso, quem dá o maior lance ganha a melhor posição de ranqueamento na rede de pesquisa ou aparece mais vezes nos demais formatos.

O interessante dessa ferramenta é que você só paga quando o usuário clica no link do seu anúncio, então se você aparecer para um usuário buscando por determinada palavra-chave que você deu um lance no “leilão” e ele não clicar, você não paga nada por isso, o mesmo funciona para os anúncios de imagens da rede de display, de produtos do Google shopping, de vídeos do Youtube ou de aplicativos.

Vamos entender a seguir como funciona cada categoria de anúncio e quais as diferenças entre ellas:

Rede de Pesquisa do Google Adwords

Vamos supor que você queira que o seu site apareça em primeiro lugar quando um usuário buscar por “PNEUS”.

Rede de busca

A própria ferramenta do Google vai te dizer o preço médio do clique nesta palavra-chave, então você deve estipular um valor por clique maior que o apresentado para que você apareça na frente de todos.
Enquanto seu lance for maior do que o de seus concorrentes você ganha as primeiras posições, se o lance for menor perde posições.

O Google também facilita a sua vida com a opção de lances automáticos, então você não precisa ficar o dia inteiro monitorando os valores dos cliques para manter seu anúncio nas primeiras opções. Além disso, você também pode estipular um valor máximo para seus lances e pode assim ter um maior controle sobre os seus gastos.

Rede de Display do Google Adwords

Rede de display

A rede de display são anúncio de imagens que podem aparecer em sites de terceiros afiliados ao Google Adsense, no Youtube ou no Gmail.
Existem hoje, na data em que escrevo esse artigo, 17 formatos diferentes de imagens que vão se adequar aos espaços dos sites destinados aos anúncios e ainda o um formato exclusivo para o Gmail.

Você pode configurar os anúncios para aparecer para pessoas que já visitaram seu site, pessoas que estão utilizando determinadas palavras-chave nas buscas ou ainda um público personalizado, seja através de um lista de contatos que você subiu ou através de segmentações por características da persona e pelo comportamento do público de interesse.

Já reparou que as vezes você pesquisa por algum produto e serviço ou visita determinados sites e depois é bombardeados por anúncios de produtos ou serviços relacionados as suas pesquisas?

Pois é, você provavelmente está vendo anúncios da rede de display do Google.

Google Shopping

Anúncios no Google Shopping

Para utilizar o Google Shopping é preciso ter uma conta do Google Merchant associada aos dados dos produtos que pretende anunciar.
Você provavelmente já viu anúncios do Google Shopping ao pesquisar por produtos no Google.
Veja a imagem abaixo:


Esses anúncios não são tão explorados pelo vendedores embora tenha um grande potencial de gerar resultados uma vez que mostra uma prévia do produto com imagem, título e preço.

Youtube Ads

anúncios no youtube

A plataforma de anúncios do youtube oferece algumas opções para anúncios, alguns no formato de imagens e, obviamente, outros em vídeos.
Você certamente já viu inúmeros anúncios quando está assistindo vídeos no Youtube. Alguns podem ser pulados após alguns segundos e outros são obrigatórios.
Além disso também existem os anúncios de imagem. Veja no exemplo abaixo:

 

Aplicação Universal

Essa ferramenta serve exclusivamente para anunciar o seu aplicativo e promover o download ou compra do mesmo.
Neste caso o seu anúncio será exibido tanto na Rede de Pesquisa, quanto na rede de Display, Youtube ou ainda na Play Store ou Apple Store, dependendo do tipo de sistema do seu aplicativo, se IOS ou Androide.

Como configurar suas campanhas no Google Adwords

Não entrarei em detalhes sobre as configurações, pois não é o objetivo deste artigo mas veremos a seguir um resumo geral de como criar as suas campanhas.

O requisito mínimo para usar a plataforma é ter um endereço de e-mail do Gmail. Se você já tem uma conta Gmail então já pode entrar no site adwords.google.com, fazer login na sua conta e configurar seus anúncios.

Tipos de anúncios

Ao acessar sua conta você será automaticamente convidado a criar um anúncio, mas caso isso não aconteça basta buscar no menu a opção de criar campanha e começar a sua configuração.

O primeiro passo é escolher em qual formato você quer anunciar escolhendo uma das opções citadas acima: Rede de Pesquisas, Display, Shopping, Vídeo, Aplicação e o objetivo, que pode ser vendas, geração de contatos em potencial, visitas no site ou aplicativo, ponderação do produto ou marca ou ainda alcance e notoriedade.

 

Após inserir as configurações básicas de nome, localização e idioma, você vai configurar o foco, se clique, conversão ou impressões, e o orçamento a ser disponibilizado, tanto no lance por clique quanto do gasto geral da campanha.

Uma vez configurada sua campanha já pode criar o seu grupo de anúncios que vai envolver o público alvo, os dados demográficos, a segmentação e o lance máximo do grupo de anúncios.

Por último você vai configurar o seu anúncio, que vai variar do formato escolhido na primeira etapa. Podem ser composto por texto, imagens, vídeos ou a combinação de texto e imagem.

O Google Adwords Express é uma versão mais simples e intuitiva do próprio Adwords e se encaixa perfeitamente para quem não tem muito conhecimento. Embora os profissionais da área não façam tanto o uso dela, pode ser uma boa alternativa caso você seja um iniciante.

Outra vantagem da versão Express é que você não precisa ter um site para começar, e se esse for o seu caso, nem pense no Google Adwords, pois ele não vai funcionar para você, então fique no Express até que tenha um site.

Hoje nós utilizamos o Google Adwords com praticamente todos os nossos clientes e te garanto que tem funcionado muito bem.
É a forma mais rápida e fácil de gerar tráfego, leads e vendas, sem precisar investir muito.

Se quer saber mais sobre o nosso serviço de geração de tráfego através do Google Adwords, conheça o nosso Plano Estratégico de Tráfego, talvez ele se encaixe perfeitamente no que você está buscando hoje.

Espero que tenha gostado da leitura e deixa o seu comentário abaixo com a sua opinião ou suas dúvidas. Teremos prazer em te ouvir e responder.

Abraços.
Glenio Machado
CEO & Founder
DigitalSharp

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