A chave do sucesso na relação entre família e escola

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O desenvolvimento do processo educacional não é algo simples, nem poderia ser. Em jogo está a formação de uma criança ou jovem, ou seja, grande parte daquilo que irão aprender e levar para o resto da vida. Todos os envolvidos nesse processo são de fundamental importância: escola, pais e responsáveis e alunos. A correta administração e orientação, por parte da escola, de todos esses agentes é, portanto, crucial para o bom desempenho dos alunos e, em última análise, para toda a sociedade.

Alguns entraves desse processo

Por ser a educação uma das principais preocupações dos pais e responsáveis e, talvez por certo “excesso de zelo”, isso gere algumas dificuldades para a escola, por exemplo, pais que não entendem o limite da sua intervenção nas atividades escolares e o papel próprio dos educadores. Isso posto, fica claro que entre escola, pais e alunos as coisas precisam ficar bem alinhadas, para evitar conflitos desnecessários e possibilitar que os educadores trabalhem como devem, visto que a finalidade de todos é a mesma: o pleno desenvolvimento educacional dos alunos. 

Para realizar bem tudo isso, basicamente, há um meio. Se bem usado, pode se tornar um verdadeiro trunfo para a instituição; caso contrário, pode fazer cair por terra todos os esforços institucionais para causar uma boa impressão nos pais e fazer a escola perder muitas matrículas. É sobre isso que falaremos agora.

Se comunicar da forma correta não é tão simples

Acredite, uma das habilidades mais importantes para o sucesso de qualquer empresa é uma boa comunicação – e as escolas não são exceção a essa regra. Todos nós sabemos que uma das coisas mais comuns na vida em sociedade, infelizmente, são os mal-entendidos, não é mesmo? Quantas vezes não falamos algo de uma forma e somos entendidos de modo diverso… Evitar isso com os pais e com seu público alvo deve ser uma prioridade!  O foco deve ser ajudar essas pessoas a se sentirem o mais à vontade possível em relação à instituição, mas, também, compreenderem a autoridade da escola quando o assunto é a educação dos jovens e crianças. 

Apresente as ementas, atividades propostas e tudo o mais que mostre a eles que a família faz parte do processo educacional, e que não são meros coadjuvantes. Mostre o quanto a sua escola se preparou para garantir o desenvolvimento dos alunos. Afinal, isso é importante, inclusive, para os próprios alunos. 

Para saber realizar e gerir corretamente essa relação, uma palavrinha é fundamental a todo gestor escolar:

Clareza

Nós sabemos que, entre os diversos tipos de gestores, em geral, os do mercado educacional são um dos mais aplicados no seu dever. Isso porque todos nós reconhecemos o valor e a importância de uma boa educação. 

Porém, para que a instituição possa crescer e escalar de fato, é necessário ter clareza nos processos, inclusive na comunicação. O gestor precisa fazer tudo isso de modo plenamente consciente, sabendo a forma mais adequada de lidar com cada situação para impedir ou resolver conflitos, aumentar a credibilidade da escola e fidelizar seus clientes. 

E é aqui que entra o conhecimento que é o pilar imprescindível para dar suporte a tudo isso: o marketing educacional.

Saber vender

No fundo, toda estratégia de marketing tem a ver com vender algo. No caso das escolas, vender uma ideia, um método de ensino, ou melhor ainda: vender a educação que vai garantir um futuro próspero para as crianças e adolescentes. As pessoas investem em educação pensando no resultado, não no processo, lembre disso. Venda, portanto, o que as pessoas desejam comprar. 

Por esta razão, você precisa demonstrar e valorizar sua instituição ao máximo, por exemplo: 

– Coletando o feedback dos pais corretamente, usando essas informações para melhorar o seu serviço e mostrando aos pais todo o processo. Demonstre que você se aplica de fato na melhora da instituição; 

– Aproveitando todas as atividades para deixar claro as motivações por trás de cada uma delas, visando sempre o desenvolvimento pleno e integral dos alunos; 

– Engajando todos os agentes do processo educacional (que já citamos) para fortalecer a cultura da escola e fazer todos se sentirem parte importante do aprendizado e do futuro dos alunos.

Como vemos, são muitos pontos a serem considerados, além do que a aplicação de cada etapa de uma boa comunicação exige estratégia e conhecimento prévio. Mas nós sabemos exatamente como te ajudar.

A experiência economiza tempo, dinheiro e dá resultado

Há mais de 6 anos a DigitalSharp atua no mercado educacional desenhando estratégias que dão lucro e desenvolvendo o marketing educacional de escolas, criando a estrutura necessária para que essas instituições possam se consolidar no mercado e se manterem como referências no setor. 

Você deseja adquirir essa clareza de comunicação e fazer com que seus possíveis clientes vejam na sua escola uma referência e queiram colocar seus filhos nela? Com as estratégias corretas e a experiência de quem sabe como fazer tudo isso, seu caminho para ter uma escola de sucesso fica muito mais simples. Entre em contato com o atendimento 24 horas da DigitalSharp que nós estamos esperando por você. 

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