Construir uma escola sólida e que colabore verdadeiramente com a educação da região é o sonho de muitos gestores e diretores escolares. Considerando a sua missão própria, é uma das iniciativas mais importantes e valorizadas pela sociedade.
Do ponto de vista empresarial, no entanto, as escolas nem sempre recebem o tratamento adequado. Muitos (incluindo clientes e também gestores) ainda vêem o serviço escolar, mesmo que inconscientemente, como certa “atividade caritativa”, que deve visar (somente) o seu fim social, que é a educação, e não o lucro. É sobre essa e demais dificuldades do mercado educacional que falaremos hoje, apontando os desafios e soluções para você ter uma escola bem sucedida, que cumpra sua finalidade educacional e gere lucro para poder se manter com tranquilidade.
Diferenciais abstratos
Uma das primeiras dificuldades que os gestores enfrentam é a sensação do cliente de que as escolas parecem todas iguais. Os diferenciais, na maioria das vezes, são pouco palpáveis, dificultando a escolha dos pais e responsáveis e, pior, tornando-a, de certa forma, arbitrária, sem considerar talvez as vantagens reais que a sua escola possa vir a ter.
A relação com o cliente
Devido à existência preponderante dessa mentalidade servil (e não empresarial) acerca das escolas, a relação entre instituição e cliente, nesse mercado, é extremamente pessoal. Não deixamos de levar em conta que a escolha da escola em que os filhos irão estudar seja uma das decisões mais importantes dos pais e responsáveis; no entanto, há na nossa cultura um certo tabu nesse aspecto. Tudo isso ainda é potencializado pelo fato de que, geralmente, o investimento educacional é parte considerável do orçamento familiar.
Essas questões todas fazem com que os clientes exerçam uma pressão demasiada na instituição, por vezes além do devido, gerando muita sobrecarga para a gestão escolar.
Falta de visão empresarial
Mas os problemas não se encontram apenas externamente à instituição. Como dissemos no início, a própria mentalidade da nossa sociedade a respeito das escolas atrapalha o seu desempenho – mesmo quando envolve as próprias pessoas responsáveis pelo processo.
A falta de visão a respeito de lucro, como se a escola tivesse apenas fazendo um favor (gratuito) à sociedade, prejudica e muito o seu crescimento, ameaçando, no fim das contas, a sua própria existência e o fim ao qual se propôs, que é a educação. Da parte dos gestores, também há a dificuldade de implementar sistemas de avaliação interna, fundamental para a análise dos setores de qualquer empresa, inclusive, das escolas.
Promoções e ofertas de curto prazo são impraticáveis
Como as matrículas só acontecem em um curto período do ano, as escolas são empresas que não conseguem praticar estratégias de venda mais agressivas, promoções frequentes e ofertas visando o curto prazo ao longo do ano, como acontece na maioria dos mercados. Por isso, os valores anunciados ao início do ano, se mantêm, no mínimo, até o próximo ano, o que é muito delicado se tratando de uma empresa, na qual custos e, principalmente as entradas de caixa, variam bastante (sobretudo considerando o fator da inadimplência).
Marketing diferenciado
Como consequência desses vários fatores, o marketing educacional é completamente diferente de qualquer outro. Sobretudo pelo excesso de pessoalidade envolvido no processo de venda, alternativas comuns e tradicionais dificilmente têm um bom resultado.
Se todo marketing empresarial precisa ser pensado e planejado estrategicamente, no marketing educacional isso pode ser questão de vida ou morte – ou melhor, de crescimento ou de falência.
Solução para esses empasses
Se por vezes a legislação, a cultura empresarial própria do mercado educacional e demais fatores não colaboram muito com o crescimento da sua escola, saiba que o marketing educacional pode ser o seu grande diferencial dentro desse mercado.
Como dissemos, o marketing para instituições de ensino difere muito do comum, e esse é justamente o ponto: nem todos os gestores se atentam para isso. Muitas escolas veem o seu marketing como “apenas mais um setor”, e por isso estagnam, enquanto as que entendem a importância do marketing estratégico escalam e lucram cada vez mais.
Permanecer ou se especializar?
Essa é a única pergunta que você precisa responder a si mesmo. Reconhecendo boa parte das dificuldades que elencamos aqui e agora sabendo que há um caminho correto a ser percorrido, resta a você a decisão: seguir a manada, ter o mesmos resultados de todos e continuar no aperto, ou fazer o que o 1% que lucra de verdade e cresce está fazendo, que é investir com consciência e na estratégia certa que pode virar o jogo da sua escola.
A DigitalSharp tem mais de 6 anos de experiência nesse mercado, pegando os gestores e donos de escola pela mão e os conduzindo com clareza rumo à resultados cada vez melhores.
Como já dissemos, há um caminho certo a seguir. Basta clareza e coragem para fazer diferente e ter resultados diferentes. Alavanque a sua escola de uma vez por todas com quem entende do assunto e tenha o melhor marketing das galáxias: entre em contato com a DigitalSharp pelo nosso Whatsapp e decole com a gente!