Custo por engajamento. Que métrica é essa?

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Custo por engajamento. Que métrica é essa

Você notou que seus posts estão com pouco engajamento? Já se sentiu frustrado e quis desistir? 

Nessas horas, vem a dúvida: será que a distribuição do meu conteúdo está sendo feita mesmo? 

Mas não pense que você está sozinho nessa, meu caro astronauta. De fato, alguma coisa está acontecendo no espaço cibernético que você não sabe. Mas eu vou te contar tudo!

As redes sociais são procuradas tanto para quem quer ter um perfil pessoal quanto para quem quer divulgar o seu negócio. 

Significa dizer que são milhões de conteúdos diários para que seja feita uma distribuição amistosa pelos perfis.

Contudo, quanto mais popular é uma rede social, mais difícil é o trabalho do algoritmo. A concorrência é tanta que, a partir de 2016, os posts deixaram de ser mostrados em ordem cronológica para que os algoritmos escolham o que é melhor para o usuário.  

É por isso que muitos usuários estão investindo dinheiro em engajamento

Isso mesmo. Alguns acham melhor pagar para que o seu conteúdo, que foi feito com tanto esforço e dedicação, seja visualizado por mais pessoas. 

O que acha disso? Fique aqui que vamos analisar isso juntos.

Mas será que o problema é o conteúdo?

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Claro que fazer um bom conteúdo é primordial para ser notado. Numa rede social como Instagram, mostrar imagens que se destacam faz parte da estratégia. Diferentemente do Linkedin, onde o principal foco é o texto. 

Porém, em ambos os casos, ganha mais visibilidade quem consegue ajudar a ferramenta a prender a atenção do usuário.

Sabemos que fazer um conteúdo de qualidade e ser constante nas publicações, ajudam a crescer na preferência do público. Mas existem alguns fatores importantes para que os algoritmos façam a distribuição para a audiência, embora você já siga essas regrinhas. 

Vamos ver alguns exemplos do Instagram:

Interesse

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Para manter a audiência do usuário, o Instagram vai distribuir conteúdos de acordo com o seu interesse. Se você salvou algum post, já é uma dica que você está dando para a ferramenta de que aquele material é interessante pra você. É só perceber que a categoria explorar do app é apresentada de forma personalizada.

Relacionamento

Se você curte, comenta e até compartilha os posts dos seus amigos e familiares, certamente eles vão aparecer com constância no seu feed. 

Por isso, provocar algum tipo de engajamento é a grande estratégia para ganhar mais alcance.

Temporalidade

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Já fez o planejamento dos seus posts? O tempo é um fator importante para os algoritmos. Afinal, quem não quer ver as últimas notícias? Para isso, a própria ferramenta disponibiliza dados como horários de maior visualização de acordo com os dias da semana.

Entenda que esses fatores não devem ser ignorados para que seu conteúdo seja entregue para sua audiência, mas nem sempre seguir essas dicas será suficiente. É por isso que as campanhas de engajamento estão fazendo parte da estratégia para futuras conversões. 

Até porque, “quem não é visto, não é lembrado”.

E como funciona uma campanha de engajamento?

Quando pensamos em campanha, já precisamos ter alinhado o objetivo. Sendo assim, visualize essa fórmula: reações, compartilhamentos, comentários, cliques, salvamento. É isso que você precisa esperar de uma campanha de engajamento. Vamos dar algumas dicas para você começar a aplicar no seu perfil:

Busque a sua persona

Lógico que o conteúdo deve ser direcionado para alguém. Já estudou a sua persona? Leve em consideração seus hábitos, seus interesses, gênero, idade e faça um conteúdo pensando nela.

Planejamento editorial

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Antes de colocar a mão na massa durante a semana, tire um dia para planejar suas postagens. Se você não tem a mínima de ideia dos temas, eu indico um site gratuito e poderoso que vai acabar com a falta de criatividade: Also Asked

Seja interessante, não interesseiro

Já viu aquelas postagens sensacionalistas que fazem de tudo pra conseguir uma curtida? 

No início pode ser interessante, mas com o tempo fica clichê. E, se você quer que sua audiência mantenha o interesse em você, continue publicando o que ela precisa. 

Procure ser referência no assunto, de forma que você seja procurado.

Imagens de qualidade

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Falando de Instagram, imagem é tudo. O usuário é “fisgado” por uma imagem que apresenta qualidade e que seja objetiva. 

Seguir uma paleta de cores adequada ao seu perfil ajuda na identidade da sua marca.

E agora? Devo investir para ter mais engajamento?

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Como vimos ao longo deste artigo, a guerra pela audiência está feita. 

São muitos itens a serem desenvolvidos pelo caminho de uma trajetória de sucesso. O resultado disso é a tendência de campanhas de engajamento.

Sabe aquele vídeo interessante que você fez, cheio de dicas incríveis? Que tal alavancar um número maior de visualizações através de uma campanha? 

Pense que investir em distribuição de conteúdo, consequentemente, gera a chance de mais comentários e compartilhamentos muito maior.

Claro que o objetivo final não é somente elevar o número de seguidores, mas crescer no conceito da sua marca, ser visto, compartilhado e, finalmente, vender. 

É através de um relacionamento constante, em que a sua empresa consegue fazer diferença na vida do usuário, que os resultados aparecem. Para isso, você precisa ser conhecido na praça. 

Então, é bom liberar um dinheirinho para potencializar sua influência.

Gostou deste assunto? Então continue seguindo nossas dicas e acompanhe nas redes sociais. Visite nosso instagram e qualquer coisa mande um direct!

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