Entenda todas as etapas do Funil de Vendas

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Entenda todas as etapas do Funil de Vendas

Pode parecer complicado entender e fazer o processo do Funil de Vendas, mas ele reflete  exatamente como funcionam nas relações sociais. 

Temos amigos mais próximos que vão à nossa casa, tomam café com a gente e até dormem no quarto de hóspedes. Esses fariam parte do fundo de Funil. Já outros, saem com a gente quando estamos em grupo e falam de coisas mais superficiais. Eles estariam no meio do funil, prontos para algo mais profundo. 

E o que falar daqueles que convivem com a gente, mas não sabem onde moramos e nem saem para o mesmo ambiente que o nosso e, ainda assim, nos conhecem, mesmo que de forma bem superficial? São os amigos do topo, é preciso conquistá-los. Consegue ver o funil?

Assim como na amizade, o consumidor passa por todos esses processos. Pense que a sua estratégia deva ser intencional para que o passante possa entrar na sua empresa.

Através da analogia percebemos que as relações são construídas através da comunicação. Da mesma forma, o que você comunica para a sua audiência pode construir ou não um relacionamento profundo.

Continue neste artigo e entenda todas as etapas que seu futuro comprador precisa passar antes de levar sua marca para casa.

O que eu preciso para fazer o funil de vendas?

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Vender exige estratégia e tempo para desenvolver um relacionamento com o cliente. Não dá para chamar a atenção da audiência e já querer empurrar um produto para vender. 

Se antes, era suficiente oferecer o produto e esperar pelo sim ou pelo não, hoje, trabalhar a trajetória do comprador é uma regra que não deve ser ignorada.

Uma coisa devemos levar em consideração: clientes não compram produtos, mas sim soluções.

Por isso, todas as etapas do funil devem ser estrategicamente pensadas para proporcionar ao interessado um caminho com um universo de informações.

Neste caminho desenhado pela equipe estratégica de marketing, os problemas devem ser descobertos para que, no fim da trilha, seu produto ou serviço seja a solução.

É através do conteúdo que sua relação vai dar match, ou seja, que seus visitantes viram leads. Mas, já parou para pensar por que uma pessoa vai se interessar em ler o seu blog, clicar no seu anúncio e se inscrever na sua lista?

Perceba que o que há de mais escasso hoje em dia é tempo, e ninguém para à toa em algum conteúdo se ele não for necessário.

A importância do conteúdo para o funil de vendas

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Comunicar-se com a audiência é a grande estratégia do negócio. Mais do que passar uma mensagem, mostrar produtos e preços, você precisa entender o que ele precisa. 

Portanto, essa conversa que acontece de forma fluida através do conteúdo, é capaz de mostrar para o receptor que ele tem um problema e nem se deu conta disso.

Se o seu produto pode resolver a vida do cliente, então comece a se dedicar a esta dor. A empatia é a chave para ativar o interesse do público que, naquele momento, é somente uma pessoa.
Fale somente com esta pessoa de forma clara e direta.

Um conteúdo que mostra dores e apresenta soluções é capaz de mexer com as emoções do consumidor. São essas emoções que estimulam a compra. Para isso, é necessário fazer pesquisas e testar estratégias.

Alguns empreendedores desistem no meio do caminho por falta de paciência. Mas o fato é que um negócio bem construído pensa em todas as etapas do funil.

Agora que você entendeu sobre a importância do conteúdo para o funil de vendas, vamos conhecer essas etapas?

Topo de funil (ToFu)

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É aqui que começa o início do relacionamento com uma apresentação básica do assunto a ser tratado. 

Independente do canal, quer seja no artigo de blog quer seja no anúncio através de texto ou vídeo, é nas primeiras frases que você vai atrair o público e falar de alguma dor.

Nesta etapa, o visitante não tinha ideia do problema que ele tem. Através da sua comunicação, você passa a educar o seu visitante para que ele tenha mais conhecimento do assunto.

Após isso, procure oferecer um próximo contato, como um cartão de visita impresso ou peça o seu e-mail para que ele receba suas correspondências digitais com mais informações.

Meio de funil (MoFu)

Parabéns se o seu visitante chegou aqui. Agora é só continuar fazendo um bom trabalho se aprofundando nos conteúdos de interesse da persona. 

Se a sua comunicação for clara e assertiva, com certeza, você já virou autoridade no assunto.

Esse é o momento de continuar nutrindo. Calma! Ainda não é hora de vender. Busque oferecer soluções variadas, seja compreensivo e ofereça ajuda.

O meio do funil bem feito, não assusta o lead e já convida para o próximo passo: o fechamento.

Fundo de funil (BoFU)

Depois que você chegou com ele até aqui e, se a sua equipe validou que o seu lead está no momento para receber a oferta, é tempo de oferecer a parceria.

Não tenha medo se o seu trabalho foi feito com calma e focado em oferecer soluções para o consumidor. Geralmente, você ganha o cliente através do gatilho da autoridade. 

Nessa etapa, ele reconhece que você sabe muito sobre o assunto, portanto a melhor solução só pode vir de você.

Trabalhe pensando além do resultado

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Depois de tanto trabalho envolvido, não deixe fazer remarketing para conquistar aqueles que ainda não passaram pela lista, ou aqueles que viraram leads mas ainda não abriram o e-mail e, também para os que não fecharam ainda com a sua empresa.

Tenha em mente que para todas as etapas há conteúdos e anúncios. Portanto, é fundamental ter uma conversa com a equipe para direcionar a comunicação de cada público.

É importante que cada etapa seja tratada de forma única, intencional e de modo que satisfaça a audiência. Considere que o resultado final depende de todo esse processo bem elaborado.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre marketing digital e se quiser falar com a nossa equipe, pode falar com o Astro. É só clicar na foto dele aqui do lado. Até mais!

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