Os últimos anos foram marcantes para o mercado educacional. Foram muitos os desafios que a pandemia trouxe aos gestores educacionais, que tiveram de segurar, com unhas e dentes, a sustentação de suas instituições. O abalo foi sentido por todo o setor, mas, principalmente, pelas pequenas e médias escolas.
Com margens apertadas, as escolas viram seu faturamento cair, a inadimplência subir e a receita ser afetada. Além da complicação de evasão de alunos, uma vez que a renda das famílias diminuiu, muitas não tiveram alternativa e precisaram realocar os filhos para escolas mais baratas ou públicas. A questão é que o problema trouxe luz a um gargalo administrativo da maioria das instituições educacionais: a falta de uma base sólida formada por pilares que sustentam uma escola diante de crises – econômicas, sanitárias ou de qualquer natureza, mas, com certeza recorrentes – e períodos de insegurança.
Num mercado cada vez mais competitivo como o educacional, uma escola que não parte destes pilares para gerir sua equipe e tomar decisões estratégicas, não consegue se sustentar por muitos anos, quem dirá prosperar. Mas conquistar o posto de uma escola de sucesso, resiliente à crises e preparada para se destacar no mercado não é um ideal inalcançável. Entenda:
Segundo a mantenedora de escola e especialista em Gestão de Alta Performance, Alessandra Ramiro, uma escola de sucesso precisa estar fundamentada em 3 pilares principais:
1- Gestão baseada em Cultura
Se a escola não se preocupa em criar uma cultura de foco nos resultados, uma outra cultura é formada naturalmente de maneira deficitária, pois cada colaborador contribui com seus próprios costumes e vícios trazidos de outras instituições. É necessário construir uma cultura forte que transpareça os valores da escola e garanta que cada colaborador compartilhe do desejo de fazer a instituição progredir.
Não é tarefa fácil manter os colaboradores motivados e focados em gerar resultado. Uma dica de ouro é trabalhar bem o Branding da sua escola. Melhorar cada vez mais o posicionamento da escola no mercado e a sensação de Comunidade em torno da sua marca é um atrativo não só para alunos, mas para novos funcionários também. Marketing é a palavra. Busque parceiros que saibam te guiar no desenvolvimento do Branding da sua escola.
2- Liderança
Líder bom bate metas com o time, fazendo o certo” – Vicente Falconi. É necessário ser um líder que estabelece metas para que todos saibam pelo quê estão lutando juntos. Metas, indicadores e reuniões estratégicas para atingir os objetivos educacionais da escola, devem fazer parte do seu planejamento. Ter um olhar para resultados e treinar o time para alcançá-los fará toda a diferença na sua escola.
E nada melhor para manter o time motivado em bater metas do que, de fato, bater essas metas. Não adianta ficar só no campo do planejamento. Sua escola precisa se dedicar em cumprir as metas de captação de novos alunos e faturamento estipulados. Como líder da instituição, garanta que as melhores estratégias de captação e retenção de alunos estejam a seu favor para facilitar o trabalho da equipe.
3- Processos e pessoas
As pessoas que trabalham na escola precisam entender os processos de trabalho e não somente executá-los no piloto automático. Para que a escola tenha uma certa autonomia, na falta de um funcionário ou até mesmo do gestor, os processos para cada atividade a ser desempenhada devem estar bem esclarecidos entre todo o time.
Certifique-se também de manter a comunicação na sua escola sempre aberta para dúvidas, críticas e indicações de melhorias nos processos. O gestor normalmente não tem consciência de como cada processo está sendo executado na prática. É o seu colaborador que pode ter informações valiosas sobre como as tarefas da escola seriam melhor realizadas.
Resumindo
É possível perceber que, assim como em toda empresa, numa instituição de ensino também se fazem necessárias estratégias de comunicação – interna e externa – eficazes para a construção de uma escola de sucesso. No caso das comunicações externas, ou seja, voltadas para o público alvo da escola, citamos algumas estratégias indispensáveis, como a construção de um posicionamento forte de mercado e a captação e retenção de novos alunos para atingir as metas da empresa. Em outras palavras, é o marketing o grande responsável por gerar os resultados esperados e manter a equipe motivada.
Nesse sentido, ter parceiros que possam auxiliar com as melhores estratégias de marketing educacional é um divisor de águas. E a DigitalSharp pode ser esse parceiro: uma agência de marketing online, especializada em soluções para captação e retenção de alunos, com 5 anos de atuação no mercado educacional. Com vários gestores satisfeitos e uma equipe especializada em coleta de dados e geração de resultados, nós sabemos o que sua escola precisa para trilhar o caminho do sucesso. Entre em contato através do nosso assistente virtual ou, se preferir, utilize o nosso contato fornecido aqui no site e comprove os benefícios que as estratégias certas de marketing podem trazer para o seu negócio!