Por onde começar a anunciar? Facebook Ads ou Google Ads?

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Por onde começar a anunciar? Facebook Ads ou Google Ads?

Se você quer ter uma resposta para essa pergunta, já vou te dizer: depende! Bom saber que você já entende a importância de anunciar seja no GoogleAds ou no Facebook Ads. A grande dúvida surge quando você vai começar a investir dinheiro em uma dessas ferramentas.

Pra você que tem um negócio e deseja ser achado pelo seu público alvo, comece a aprender mais sobre como anunciar. Você pode contratar uma agência para fazer esse serviço ou pode começar sozinho em uma jornada de estudos para alavancar suas vendas.

Preparamos esse material para esclarecer a diferença de cada ferramenta. E se a grana for curta e só for possível usar uma delas.? Qual seria a ideal para começar? Antes, continue lendo e saiba mais sobre o que você precisa para anunciar.

Meu negócio está pronto para ser anunciado?

Aqui na agência vemos vários perfis de clientes. Alguns possuem sites, outros só usam as mídias sociais e têm também aqueles que só possuem telefone. Fica aí a grande questão: não tenho site, posso anunciar? A resposta é sim, você sempre vai poder anunciar, quanto a isso não há restrição.

No entanto, o que deve ser levado em consideração é o impacto que você vai causar no seu público.

Imagine que você fez um anúncio no Facebook Ads direcionando para um perfil do Instagram. Seu potencial cliente entra e vê apenas um post. Ele compraria o seu produto? A grande possibilidade dele não comprar é grande. Isso porque, antes de anunciar, é importante ter em mente que o trabalho de conteúdo deve ser feito constantemente. 

Em meio a tantos perfis falsos que tomamos conhecimento pela mídia, a confiabilidade é o principal sinal que o seu público precisa ter.

Antes de tudo é muito importante analisar o seu objetivo. Se você não possui um perfil do Instagram, seu anúncio pode ser voltado para o Whatsapp Business. Quanto mais você entende o porquê do seu anúncio, mais ele tem chances de dar certo. 

Continue lendo e veja os pré requisitos para anunciar em ambas as ferramentas.

Qual ferramenta é mais fácil? Google Ads ou Face Ads?

Hoje é possível anunciar um artigo de blog, um vídeo do canal no YouTube, um site, uma landing page para cadastro ou algo mais palpável como um produto ou serviço. Entenda que cada ferramenta tem um objetivo específico e é preciso conhecer suas finalidades e particularidades.

Se você não conhece nenhuma das duas, o Face Ads é a ferramenta mais fácil para iniciar, já o Google Ads é mais complexo por ter uma variedade de botões extensa cuja finalidade é otimizar a sua campanha.

De forma mais prática, vamos mostrar o que é fundamental para o seu anúncio começar rodar:

Como fazer uma campanha de anúncio no Facebook Ads?

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Essa ferramenta é capaz de chamar a atenção de quem está navegando pelas mídias sociais. Mas existem pré requisitos para que o seu anúncio flua e dê resultados. Veja abaixo:

Primeiro entenda que na plataforma de anúncios do Facebook você vai criar campanhas, dentro das campanhas você cria os conjuntos de anúncios e é dentro dos conjuntos de anúncios você vai ter os seus anúncios em si (que é o que o seu público vai ver).

Para entender tudo isso melhor, conheça o círculo de ouro do Facebook Ads (conceito inventado pelo nosso CEO, Glenio Machado) fazendo as seguintes perguntas:

Porque? – Campanha – define o objetivo

Como? – Conjunto de anúncios – define como e para quem

O que? – Anúncios – define o que será anunciado

Por que eu estou fazendo esse anúncio?

Pode ser que você crie uma campanha para que visitem o seu site, ou para que você ganhe curtidas na sua página, ou que as pessoas assistam o seu vídeo, ou que te chamem no WhatsApp  ou queira promover conversão para vendas.

Respondendo essa pergunta você vai saber como configurar a sua campanha e definir o seu objetivo.

Pode ser que você crie uma campanha para que visitem o seu site, ou para que você ganhe curtidas na sua página, ou que as pessoas assistam o seu vídeo, ou que te chamem no WhatsApp  ou queira promover conversão para vendas.

Respondendo essa pergunta você vai saber como configurar a sua campanha e definir o seu objetivo.

Já sabe quanto você vai gastar e quantos dias o seu anúncio no Facebook Ads estará ativo? Ele será mostrado no feed do Instagram ou nos Stories? Qual é o público alvo?

Respondendo essas perguntas você vai saber como criar  o seu conjunto de anúncios que é onde você configura a verba, os locais, o público, os dias e horários, etc.

O que vai ser mostrado no anúncio?

Você quer divulgar o seu produto ou seria um serviço? Será uma imagem

Ao saber o que você vai anunciar você vai pode criar o seu anúncio.

Resumindo tudo novamente para fixar:

Porque? – Campanha – define o objetivo

Como? – Conjunto de anúncios – define como e para quem

O que? – Anúncios – define o que será anunciado

Páginas do Facebook e perfil comercial do Instagram

Não pense que você consegue anunciar com um perfil pessoal pelo Facebook Ads. Se você ainda não tem uma dessas páginas é necessário que crie para ontem ou uma página da sua empresa no Facebook ou um perfil comercial no Instagram. 

Outro detalhe importante é começar a postar alguns conteúdos para ir “aquecendo” a sua conta. Isso dá mais credibilidade ao seu público e também à plataforma que você está usando. Com isso, você evita bloqueios indesejados.

Como faço para criar o anúncio?

Anunciar de forma profissional é diferente de apenas impulsionar uma publicação. Sendo assim, você vai usar o Gerenciador de Negócios para criar um anúncio mais assertivo para sua audiência.

Depois de criado, seu anúncio passará por uma análise e isso pode levar horas ou dias. Caso sua publicação fira as regras do Facebook, seu anúncio será reprovado. Neste caso, não hesite em ler a Central de Ajuda, que é a bíblia do anunciante. 

Para anunciar siga esse caminho:

Gerenciador de Negócios – Gerenciador de Anúncios – Campanha – Conjunto de Anúncios

Não tenho site, e agora?

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Nesse caso, sua campanha pode mandar as pessoas para o direct, messenger ou whatsapp direto.

Quanto devo investir para começar?

O valor cobrado por dia no Face Ads é o equivalente a um dólar. Com um pouco mais de 5 reais é possível investir. Mas devemos entender que as ferramentas de anúncio precisam de um tempo para aprender a encontrar o público certo. 

Por isso, é importante que o seu tempo de campanha tenha um prazo mais extenso para começar a gerar resultados. O ideal é ter no mínimo 7 dias de campanha.

Embora o valor mínimo seja bem atrativo, leve em consideração o produto que está sendo ofertado. Numa analogia bem grosseira, seria muito difícil vender um imóvel de um milhão de reais com um investimento de R$100, 00 de campanha, não acha? Nessas horas, deve haver um equilíbrio para acertar o valor. Então a dica é: comece com pouco fazendo testes, mas aumente assim que começar a ver alguns resultados.

E para anunciar no Google Ads?

Se o seu objetivo é vender, o Google é a melhor ferramenta. Isso porque ele é capaz de direcionar o seu produto para quem realmente tem interesse.

Qual é a primeira coisa que você faz para achar algo na internet? Pesquisa no Google? E aqueles anúncios que aparecem depois de você ter pesquisado, muitas vezes, dias depois? O Google é o seu vendedor em tempo integral sem cobrança de hora extra.

Para que você tenha bons resultados e possa aumentar o faturamento é preciso dominar essa ferramenta complexa, cheia de detalhes (ou contratar um especialista). Veja onde seu anúncio pode aparecer:

Rede de pesquisas

É aqui que se esconde a mina de ouro do seu negócio: as palavras chaves. Para que seu produto seja encontrado facilmente é importante ter as palavras certas que vão direcionar para o seu site. É como vender água no deserto. 

A tríade do sucesso que gera resultados se baseia em oferecer o que a pessoa mais deseja, na hora que ela pode e no local onde ela está.

Não é necessário ter um site, já que você pode direcionar o anúncio para contatos diretos no seu telefone. Isso funciona muito bem para quem quer vender serviços e pode disponibilizar um atendimento rápido.

Rede de display

Já fez uma pesquisa por um produto e de repente começou a ver anúncios dele em todo canto em diversos sites? Pois é, o nome disso é Rede de Display.

Esses anúncios são banners que aparecem em milhares de sites na internet. Esses sites vendem um espaço da sua página para que o Google coloque seus anúncios lá.

 No mundo físico, isso acontece com outdoor. Um local muito movimentado é bem atrativo para empresas exibirem a sua marca e é dessa forma que funciona a rede de display.

PS.: Mais de 80% dos sites na internet vendem espaço para o Google.

E dá pra escolher o site que seu anúncio vai aparecer? Não é possível, mas você consegue escolher a categoria de sites por onde ele vai ser distribuído. É possível, por exemplo, restringir o seu anúncio em sites de conteúdo adulto, caso deseje.

Google Shop

Para quem tem e-commerce essa é uma ótima opção. Você pode criar uma lista de produtos e enviar para o Google mostrar para o seu público de interesse. E se, por algum motivo, ele saiu da página sem comprar, o seu anúncio pode continuar aparecendo no remarketing por um tempo, de acordo com a configuração da sua campanha.

Youtube

O Youtube disponibiliza diversas formas de divulgação. Existem os anúncios puláveis, os que são obrigatórios durante o vídeo, banners que aparecem, em suma, diversas formas para sua empresa aparecer. 

Há possibilidade também de criar um anúncio para aqueles que assistiram ao seu vídeo ou ao conteúdo de um canal específico.

Encontre seu público alvo no Google Ads ou no Facebook Ads

Além de identificar localização, idade e classe social, o Google Ads possui outros diversos detalhes para você oferecer o seu produto para a pessoa certa.

Você pode planejar uma para quem passou mais de 3 minutos no seu site e também uma outra campanha para quem visitou o site em até 540 dias. 

Assim como no facebook ads, é possível detalhar comportamento e interesses desse público. Quanto mais definido mais encontramos a persona. 

Esperamos ter contribuído para sanar as principais dúvidas nestas ferramentas de anúncio. Se você gostou de saber mais sobre o Google Ads e sobre o Facebooks Ads, continue acompanhando o nosso blog e aprenda a dominar estratégias que vão alavancar a sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe e vamos juntos entender qual é o melhor caminho para você.

WhatsApp (21) 99140-1149

Estamos te esperando.

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