No universo do marketing das mídias sociais, ter um grande número de seguidores é muitas vezes visto como uma medida de sucesso. Não é de se admirar que algumas empresas recorrem à compra de curtidas nas publicações e seguidores para aumentar rapidamente sua presença online. Nós sabemos que você quer ter um Instagram das galáxias para a sua empresa, no entanto, esta prática pode ter consequências graves que não devem ser ignoradas. Neste conteúdo, vamos explorar as razões pelas quais comprar curtidas para o Instagram de sua empresa é uma má idéia. Vamos mergulhar nas armadilhas deste atalho, tais como a perda de autenticidade, os danos à reputação de sua marca e, finalmente, o impacto negativo em seus resultados. Portanto, se você está considerando comprar curtidas para os posts do Instagram de sua empresa, pense duas vezes antes de fazer isso, ou se você já está fazendo isso, pare imediatamente, antes que seja tarde demais.
Por que as pessoas compram curtidas no Instagram?
O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares, com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente. Com tantos usuários, pode ser um desafio para as empresas serem notadas e se destacarem da multidão, seu negócio se torna uma pequena estrela no meio de um universo inteiro. Isso leva algumas empresas a buscarem uma saída alternativa, rápida e mais fácil, comprando curtidas, com uma falsa ilusão de que assim irão fazer com que sua conta no Instagram pareça mais popular ou que você vai aumentar sua visibilidade.
No entanto, comprar curtidas definitivamente não passa nem perto de ser uma boa solução para construir uma presença online forte e consistente. É apenas um atalho ilusório que na verdade, além de não trazer resultados reais, pode ter sérias consequências para um negócio. Não só é desonesto, mas também pode ter um impacto negativo sobre a reputação de uma marca, seu engajamento e, em última análise, seu resultado final.
Os riscos de comprar curtidas no Instagram
O impacto negativo na reputação de sua marca
Comprar curtidas para suas postagens do Instagram pode fazer mais mal do que bem à reputação de uma empresa. Embora possa parecer uma maneira rápida de aumentar a visibilidade e a popularidade, o que vai acontecer realmente é acabar prejudicando a reputação da marca a longo prazo. Ao invés de ter criar um Instagram das galáxias, você pode acabar caindo em um buraco negro.
Em primeiro lugar, deve-se constatar que comprar curtidas é desonesto e enganoso. Os seguidores e clientes potenciais podem ser céticos quanto à popularidade de uma empresa e podem questionar a autenticidade de sua presença online, ao descobrirem que esta está comprando curtidas nos seus posts. Não é difícil identificar os usuários que fazem isso, basta analisar se o número de curtidas é compatível com a quantidade de seguidores, se temos um post com 1000 curtidas mas o perfil tem apenas 100 seguidores, provavelmente essas curtidas não são reais. Isto pode resultar em perda de confiança e credibilidade junto ao seu público, o que pode prejudicar a reputação da marca ou até virar motivo de “chacota” pela concorrência e alguns usuários maliciosos. Você não quer correr o risco de ser o próximo cancelado, não é mesmo?
Em segundo lugar, a compra de curtidas pode levar a uma diminuição no engajamento, uma vez que essa é uma prática que infringe as regras da plataforma. O algoritmo do Instagram foi projetado para detectar atividades fraudulentas e pode penalizar as contas que se envolvem em tal comportamento. O termo utilizado nesses casos é o “Shadowban”, que nada mais é do que quando o Instagram não distribui os conteúdos organicamente para o público, nem mesmo os seus seguidores vão receber o conteúdo. Isto pode resultar em uma diminuição do envolvimento e do alcance das publicações do perfil, o que vai prejudicar a presença online da empresa de um modo geral.
O impacto sobre o engajamento e o alcance no Instagram
O algoritmo do Instagram está em constante mudança, e está se tornando cada vez mais difícil para as empresas serem notadas. A plataforma reprimiu as ações de falsificadores e robôs, tornando mais difícil para as empresas ganharem visibilidade através de táticas que violam sua política, tais como comprar curtidas e seguidores.
Além disso, o Instagram deixou claro que valoriza o engajamento dos seguidores. Isto significa que mesmo que uma empresa tenha um grande número de seguidores, isto pode não se traduzir necessariamente em um maior engajamento.
Comprar curtidas pode parecer uma maneira rápida de aumentar o envolvimento e o alcance, mas na verdade pode ter o efeito oposto. O algoritmo da Instagram foi projetado para detectar atividades fraudulentas, e as contas que se envolvem em tal comportamento podem ser penalizadas.
Isto pode resultar em uma diminuição do envolvimento e do alcance, o que pode prejudicar a presença online de uma empresa. Além disso, a compra de curtidas não se traduz necessariamente em aumento do engajamento. Os seguidores podem ser menos propensos a se envolverem com o conteúdo de uma empresa se suspeitarem que as curtidas são falsas.
O potencial para suspensão ou eliminação de contas
Comprar curtidas no Instagram é contra os termos de serviço da plataforma. O Instagram tem o direito de suspender ou até mesmo excluir contas que se envolvem com práticas fraudulentas, incluindo a compra de curtidas e seguidores. Isto pode ter sérias consequências para a presença online de uma empresa e pode prejudicar também a sua reputação.
Além disso, se a conta de uma empresa for suspensa ou excluída, ela pode não ser capaz de recuperar seus seguidores ou engajamento, resultando em uma perda significativa de um dos seus maiores ativos: o seu público de fãs.
Imagine só passar anos trabalhando para captar uma audiência com centenas ou milhares de seguidores, construir um relacionamento do público com a sua marca e por fim acabar perdendo tudo isso do dia para a noite simplesmente por estar querendo “furar a fila” para conseguir resultados mais rápidos e sem esforço.
Será que realmente vale a pena?
Estratégias alternativas para aumentar o envolvimento na Instagram
Em vez de comprar curtidas, há várias estratégias alternativas que as empresas podem utilizar para aumentar o envolvimento no Instagram. Estas incluem:
Criação de conteúdo de alta qualidade
A criação de conteúdo de alta qualidade é essencial para aumentar o envolvimento no Instagram. As empresas devem se concentrar na criação de conteúdo visualmente atraente, informativo e envolvente, ou seja, investir em fotos e vídeos profissionais, ter um bom design, criar artes chamativas e ter uma boa redação que converse com o público. Isto sim vai ajudar a atrair seguidores e mantê-los engajados com o conteúdo de uma empresa.
Envolvendo-se com seguidores
O engajamento com seguidores é uma parte importante da construção de uma forte presença online. As empresas devem responder aos comentários, mensagens e menções para mostrar que valorizam seus seguidores e estão interessadas em seu feedback. Mas lembre-se que apenas responder não é suficiente, é preciso ter personalidade na comunicação, afinal quem gosta de conversar com uma pessoa (marca) robótica?
Para se construir uma boa relação com o público é preciso criar um laço de amizade, ter carisma, ser descontraído e de forma equilibrada manter o profissionalismo e seriedade na comunicação. A forma como essa troca vai acontecer varia de acordo com o posicionamento da marca e as características da persona do seu público.
Usando hashtags relevantes
O uso de hashtags relevantes é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade e o alcance no Instagram. As empresas devem pesquisar hashtags populares e relevantes em sua indústria e incluí-las em seus posts. Vale também criar suas próprias hashtags e criar campanhas para o próprio público tornar elas populares.
Concursos, desafios, promoções e brindes
A realização de concursos, desafios, promoções e ofertas de brindes é uma ótima maneira de aumentar o engajamento no Instagram. As empresas podem incentivar os seguidores a curtir, comentar e compartilhar seus conteúdos em troca da chance de ganhar algum benefício.
Essas estratégias devem ser bem pensadas para não acontecer o que o público chama de “flopar”, que é quando o conteúdo fracassa no seu objetivo, não tem um bom alcance e praticamente não conta com interações. O benefício a ser oferecido tem que ser algo que realmente motive o público, se não for suficientemente bom, as pessoas não vão dar relevância e não vão querer participar da sua campanha.
A importância de construir um público orgânico
Construir um público orgânico é essencial para criar uma forte presença online. Embora possa levar mais tempo, é uma estratégia mais sustentável e eficaz a longo prazo. Um público orgânico é composto de seguidores reais que estão genuinamente interessados no conteúdo de um negócio e têm mais probabilidade de se envolver com ele. Isso vai ajudar a estabelecer a credibilidade e a reputação de uma empresa no Instagram.
Conclusão
Comprar curtidas no Instagram pode parecer uma forma rápida e fácil de aumentar a visibilidade e o engajamento, mas não vale a pena correr o risco. Pode prejudicar a reputação de uma empresa, levar a uma diminuição do engajamento e do alcance, e até mesmo resultar na suspensão ou eliminação de contas.
Em vez disso, as empresas devem se concentrar na criação de conteúdo de alta qualidade, engajando-se com seguidores, usando hashtags relevantes, e promovendo concursos, desafios e ofertas para aumentar o engajamento no Instagram. Construir um público orgânico leva tempo e esforço, mas é uma estratégia mais sustentável e eficaz a longo prazo.