Será que eu realmente devo contratar uma agência de marketing digital?

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Quem não quer vender mais? Quem não quer ter mais resultados? Quem não quer crescer? 

É claro que você, como todo empreendedor, também quer isso. Mas nós sabemos que a jornada do sucesso requer esforço, dedicação e investimento de tempo e dinheiro.

E quando o assunto é marketing digital, ou você investe seu tempo fazendo por contra própria ou investe em profissionais qualificados para cuidar de tudo para você.

A cada dia que passa podemos ver que o marketing digital veio para ficar. Principalmente após a pandemia, muitos negócios tiveram que se adaptar a essa nova realidade ou acabariam tendo que fechar as portas.

Só para entender melhor, uma pesquisa do Think With Google revelou novos hábitos dos consumidores durante a pandemia. O relatório mostra que pelo menos 24% dos brasileiros vão manter suas compras online ). Então, se você tem um negócio e ainda não está decolando no espaço digital, você está perdendo grandes oportunidades, afinal no universo do marketing digital o céu não é o limite!

Mas aí que vem a dúvida cruel: será que eu devo contratar uma agência de marketing digital para me ajudar?

Vamos tentar entender isso juntos!

O empreendedor precisa atuar naquilo que ele oferece de melhor. Muitos começam a impulsionar a empresa sozinhos. Alguns fazem as suas próprias postagens nas redes sociais,  mas chega uma hora que não dá pra abraçar todas as áreas. Principalmente, quando se pensa em crescer a visibilidade da marca, diversas são as possibilidades, entre elas você terá: mídias sociais, blogs, sites, anúncios, e-mail marketing e outras formas de comunicação com seu público. 

Em meio a uma fadiga mental, alguns empreendedores chegam às agências esgotados e querendo um suporte maior para atender a tanta demanda. É nessa hora que começa a conversa. 

Uma agência de marketing digital não oferece apenas um serviço, mas sim, uma jornada rumo ao sucesso das suas campanhas de marketing e vendas.

A equipe de uma agência, geralmente, oferece serviços de redação, design, análise de marketing e estratégia. É esse time que vai ajudar a divulgar seu negócio através dos canais online.

Está na hora de contratar uma agência de marketing digital?

Se você está lendo esse artigo é porque você tem um negócio ou serviço e pretende atrair mais clientes. Desde cedo, ouvimos que a propaganda é alma do negócio, mas antes de buscar uma parceria para alavancar suas vendas, é preciso conferir se o seu foguete está devidamente pronto para decolar para esse universo.

Marca – Não são poucas as empresas que buscam parceria sem ter ainda a cara do seu negócio. Algumas ainda nem sabem qual tipo de serviço do negócio querem investir primeiro. 

A verdade é que muitos empreendimentos nascem da necessidade e entendo que o empreendedor, muitas vezes, precisando de um retorno imediato, coloca o carro na frente dos bois. Nem todo mundo tem um plano de negócios ou uma marca bem idealizada.

A agência precisa que seu foguete esteja pronto com a sua logo, sua missão e seus valores para fazer o seu negócio decolar para outras galáxias.

Seu perfil como cliente  – A agência de marketing digital precisa entender a sua necessidade. Você pode pensar que é muito óbvio: queremos clientes! Mas será que a sua empresa tem a estrutura necessária para atender uma demanda grande de leads? Você tem clareza de quais são as suas necessidades? Quais experiências boas ou ruins já teve? É preciso entender qual tipo de missão você e sua empresa estão prontos para viver.

Depois dessa análise será possível identificar qual o melhor plano de voo para você.

Não se atentar para esses detalhes pode resultar no fracasso. Por isso, é importante uma conversa franca entre a agência e o possível cliente. É preciso verificar se você está pronto para a jornada para que a decisão a ser tomada seja com muita racionalidade por ambas as partes.

Começar pelo orçamento não é uma boa escolha!

De repente, por não conhecer muito bem o trabalho a ser desempenhado, o empreendedor pode optar por um orçamento baixo que não impacte tanto nas suas despesas. Também tem o pensamento oposto, alguns podem escolher um orçamento lá nas alturas pensando que terão mais resultado. A verdade é que nem um e nem outro estão certos. Quer saber como você vai ter melhor resultado? Continue lendo.

Agora que você sabe que o preço não é o fator primordial na hora de fechar com uma agência de marketing digital, eu vou te contar o que você deve fazer para escolher o melhor parceiro: Não busque preço, busque estratégia! 

Numa conversa de negócios você vai perceber se o seu possível parceiro (a agência) está fazendo um bom levantamento da sua empresa para elaborar a melhor estratégia para você.

Essa conversa irá analisar como está o seu negócio agora, qual o seu objetivo, suas metas e, assim, uma estratégia personalizada será elaborada em busca de alcançar os resultados que você deseja.

Qual o papel da agência?

Para que o seu projeto decole é preciso que a agência tenha um escopo bem alinhado com sua empresa, afinal, o combinado não sai caro. É nessa hora que todos os serviços devem estar bem descritos antes do contrato ser assinado.

A proposta da agência vai muito além de uma lista de itens a serem entregues e o preço de cada um deles. Ela deve conter de forma clara o que se espera alcançar através dos serviços prestados.

O verdadeiro papel da agência digital é ser um propulsor, ou seja, prover as forças necessárias para decolar o seu negócio rumo ao universo de resultados.

Já escolhi a agência e agora?

Não é só porque você escolheu a agência de marketing digital que você vai sair do processo. Muito pelo contrário. É nesse momento que ambos firmam o compromisso de verdadeira parceria. Pode ser que você precise dar uma atenção maior ao seu estrategista que às pessoas da sua família. Brincadeirinha. Exageros à parte, você será o grande porta voz da sua empresa e deverá fornecer as informações necessárias para ver o foguete decolar.

É preciso dedicar tempo para alinhar propostas, estratégias e ver se a comunicação está adequada a sua marca. 

Quando você contrata uma agência de marketing digital é porque precisa de agilidade, já que, se fizesse sozinho, perderia muito tempo e o retorno seria menor. Porém, é importante que haja uma pessoa encarregada de fazer a ponte entre o seu negócio e a agência. Além desta pessoa estar focada na comunicação, ela precisa também de poder de decisão para agilizar as revisões das estratégias e aprovação dos conteúdos.

O que você precisa levar na bagagem?

Depois da escolha da agência de marketing digital e de estar ciente de que você estará no processo do começo ao fim, coloque na mesa tudo que você tem para o seu negócio funcionar. 

Comece pelos produtos ou serviços, apresente as suas mídias sociais, sites, e-mails, depoimentos, anúncios, indicações, afiliados, automações … enfim, separe todos os ativos que você tiver que possam auxiliar no trabalho da agência. 

Será que você está pronto? 

Agora que já vimos o que você vai precisar para lançar o seu foguete com sucesso,se você acredita que, sim, você já tem tudo para contratar essa parceria, esteja também aberto para receber as orientações necessárias para o seu negócio.

Confie na expertise de quem está no mercado focado no marketing e entenda: a agência será sua maior aliada. Vocês são um time!

Ainda com dúvidas? Veja 7 passos para uma escolha mais assertiva:

  • 1- Entenda a sua necessidade

O que a sua empresa mais precisa? Será que é vender mais o produto X que o produto Y?

  • 2- Procure quem pode suprir suas necessidades

Será que você precisa de uma agência? Ou de um vendedor? Um freelancer, tá ok? 

  • 3- Pesquise outras empresas

Tenha sempre de 2 a 3 opções e analise a melhor proposta estratégica.

  • 4- Compare o preço e o escopo.

Mentalize isso: Estratégia e inteligência valem mais que textos e design. Fica a dica!

  • 5- Não feche apenas pelo preço

Outra para não esquecer: O barato às vezes sai caro e o caro nem sempre é bom.

  • 6- Não aposte tudo na agência de marketing digital

O investimento em marketing deve corresponder entre 20 e 30% do faturamento. Imagine se, por uma questão de mercado, seu produto fica encalhado nas prateleiras e todo o seu investimento no marketing desce ladeira abaixo?

  • 7- Participe do processo

Contratar a empresa que vai fazer o seu marketing não é o fim da sua participação, pelo contrário, vocês agora são parceiros e precisam um do outro. Invista nesse relacionamento e participe ativamente de todos os processos. No fim, o resultado é foguete nas alturas!Se você ainda não sabe se está no momento de contratar uma agência de marketing digital, nós temos uma consultoria no instagram @digitalsharp onde você pode mandar o direct ou também através no nosso site www.digitalsharp.com.br. Quer saber como chegar no próximo nível do seu negócio ? Chame a gente! Vamos decolar!

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